Smarketing: 7 formas para alinhar o time de marketing e vendas.

 

Smarketing: 7 formas para alinhar o time de marketing e vendas.

Sua empresa ainda encara eles como dois times diferentes, você pode estar perdendo dinheiro.

Muitas empresas mantém o seu time de vendas e marketing separados em dois times.

Eles não se comunicam, não tem acesso aos dados uns dos outros.

Esta mentalidade resulta em perca de várias oportunidades de negócio e dinheiro, e é justamente neste ponto que o smarketing vai atuar.

Antes de começar, veja alguns fatos e estatísticas sobre o alinhamento de marketing e vendas:

  • empresas que adotam boas práticas de alinhamento de vendas e marketing, geraram 208% mais receita de esforços de marketing.
  • Quando as equipes de vendas e marketing trabalham em conjunto, as empresas tem uma taxa 36% maior retenção de clientes e 38% mais altas de negócios fechados.

fonte: Hubspot

A sua empresa pode ter esses benefícios, tudo começa por uma restruturação.

#1 – Compartilhe todos os Dados

Nunca deixe um time ter dados privados, as informações devem ser compartilhadas, isso gera insight’s melhores e uma comunicação melhor, isso evita trabalho duplicado.

Tenha certeza que o seu time de marketing tenha acesso ao seu CRM.

#2 – Tenha personas unificadas

Com as suas informações compartilhadas entre os dois times, você será capaz de construir melhores personas.

Trabalhe para construir personas com base nessas informações, isto irá fazer o seu time de vendas se conectar mais com seu público alvo.

E o seu time de marketing mais informado sobre o que seu público quer ver ou ler.

#3 – Crie conteúdo baseado no funil de vendas

70% do conteúdo de marketing é inutilizado, por que? Porque ele não se alinha com os interesses do seu público alvo, geralmente porque o time de marketing não está atendo ou não tem conhecimento do funil.

O time de vendas não vai usar conteúdo irrelevante, eles devem criar conteúdo que seja claro e que se encaixe em um dos estágios do funil.

O time de marketing deve criar conteúdo que informa, inspira e educa lead’s fazendo eles descerem pelos estágios do funil.

#4 – Alinhe suas metas e objetivos

Já sabemos que equipes que operam separadas tem menos chances de ter sucesso.

Mas não ter objetivos alinhados não vai ajudar em nada, defina seus objetivos e defina quais as métricas que serão reportadas, exemplo:

Objetivo: Aumento de vendas, métrica: conversões no site.

#5 – Garanta uma boa comunicação entre os dois times

Uma das principais causa do desalinhamento entre vendas e marketing é a falta de uma boa comunicação, algumas formas simples de melhorar a comunicação entre seu time de vendas e marketing.

  • Encontre-se mensalmente para rever a qualidade dos lead’s.
  • Incentive o time de vendas a compartilhar dúvidas, perguntas frequentes que eles tem de clientes para ajudar o time de marketing a criar iniciativas direcionadas.

#6 – Abrace as Mídias Sociais

Garanta que seu time de vendas faça uso das redes e participe das discussões envolvendo sua marca, caso algum membro tenha dificuldade o seu time de marketing pode ajuda lo.

82% dos seus clientes estão nas redes sociais, 72% estão usando elas para pesquisar informações sobre produtos ou serviços, a sua empresa precisa estar lá e o seu time de vendas também.

#7 – Automatize processos

Vários processos de marketing e vendas pode ser automatizados, isto te da material humano qualificado para trabalhar em questões mais importantes, e eles podem trabalhar juntos.

Faça uso de tecnologia, se preciso treine (e re-treine) os times.

Conclusão

São assustadores os benefícios do alinhamento dos times de marketing e vendas, com o smarketing times são 67% melhores em fechar contratos, — e 90% dos times que alinham marketing e vendas reportam melhora na conversão de lead’s.

Quer mais ajuda para alinha seu time de marketing e vendas, curta nossa página no Facebook, será um prazer tirar todas suas dúvidas.

Não se esqueça de favoritar essa mensagem ❤, para que ela se espalhe.