O que é Marketing Digital?

 

O que é Marketing Digital?

Um conceito sobre marketing e as principais diferenças entre ativos e táticas do Marketing para buscar resultados nível Hard.

O que é Marketing?

Antes de começarmos a aprender um pouco mais sobre Marketing Digital vamos entender um pouco sobre o conceito de marketing, na visão de um das maiores mentes deste tema, Philip Kotler.

Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços. — Philip Kotler

O que é Marketing Digital?

Marketing digital nada mais é que um termo para englobar a sua frente de de atividades de marketing online, dívidas em ativos e táticas, veremos agora alguns exemplos de ativos e táticas.

Ativos:

  • Postagem no Blog
  • Ebook’s
  • Infográficos
  • Elementos de Branding(logo, fontes, guia da marca, etc.)
  • Canais de Mídias Sociais(Facebook, Twitter, Instagram, etc.)

Táticas

(SEO)Otimização para Mecanismos de Busca – Processo de otimizar seu site para que consiga posições melhores nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo).

Marketing de Conteúdo – Criar, otimizar e promover ativos (conteúdo) para aumentar tráfego, aumentar o reconhecimento de marca, conseguir ranqueamento melhor em determinadas palavras ou aumentar vendas e contatos.

Inbound Marketing – É uma atividade complexa que engloba as principais frentes do marketing digital, procurando atrair, converter, fechar e encantar clientes, enquanto também utiliza mídias sociais para distribuir conteúdo e utiliza técnicas de SEO para otimizar resultados e gerar tráfego orgânico.

Social Media – Distribuir e promover conteúdo, comunicar-se com clientes com tom de voz adequado, imprimir personalidade e aumentar reconhecimento da marca são algumas das atividades trabalhadas.

Email Marketing – Enviar emails em alta escala de forma automatizada, para nutrir ou informar seus contatos de novas materiais, produtos ou serviços.

Compra de Mídia – Google Adwords, Rede Display do Google, Facebook e Instagram ADS são alguns exemplos de compra de mídia digital.

Automação de Marketing – Classificar contatos interessados, gerenciamento de ativos, landing pages e mais uma série de atividades que é encontrada em uma estratégia de automação de Marketing.

Caso você precise de uma confirmação visual, confira a imagem abaixo ela vai te ajudar a compreender melhor.

Conclusão

Marketing é mais do que apenas aumentar a vendas do seu serviço ou produto, é uma série de táticas, estratégias e ativos que tem como finalidade agregar valor para sociedade, empresas, produtos ou serviços.

Você pretende trabalhar ou já trabalha com marketing digital?

Tem alguma tática ou ativo que você usa que não foi listado no artigo?

Deixe nos comentários que vamos sempre incrementar este artigo e te dar os devidos créditos!