Conceitos de Design: Diagramação, Tipografia, Teoria das Cores e Identidades Visuais

 Durante muito tempo eu que sempre estudei por conta própria, acreditei que quanto mais ferramentas eu soubesse operar, mais eu me destacaria no mercado de trabalho, eu cheguei a pular os principais conceitos de design.

Mais eu estava enganado, depois de muito aprendizado e oportunidades perdidas, eu descobri que para ter sucesso no design, como em qualquer outra área, mais do que criatividade, habilidade com softwares, eu precisava voltar e aprender algo que não tinha dado tanta atenção nos meus estudos, no começo.

Sim, são os conceitos básicos de design, fotografia, tipografia e teoria das cores por exemplo.
Bom, eu percebi que tipografia é mais do que escolher uma fonte legalzinha, aprendi a importância da diagramação e o que faziam identidades visuais serem consistentes.

Eu quero compartilhar um pouco da minha experiência com você.

Conceitos de Design: Diagramação

Se você está envolvido na produção de revistas, jornais, tv e até cartazes diagramação é um conceito normal para você.

Mas para outras pessoas pode soar sombrio. Não precisa de pânico, diagramação é apenas como elementos são distribuídos nas páginas de geralmente impressos.

Para um diagramador é importante também os conhecimentos para uso de tipografia.

Conceitos de Design: Tipografia

De forma simplória um tipografo é um design de letras, mas nós não vamos criar fontes, calma. Para um designer é importante o conhecimento do uso da tipografia, tipografia como cores tem passam sensações, história e muito mais.

Uma má escolha tipográfica pode acabar com o melhores dos projetos.

Nós já falamos exclusivamente sobre tipografia aqui no blog, você pode acessar clicando aqui.

Conceitos de Design: Teoria das Cores

Os estudos de teoria das cores eu estaria mentindo se tentasse te passar conhecimentos aprofundados, pois é um assunto complicado é extenso. Que requer um background que eu mesmo não possuo para ensinar. Ela envolve desde a formação das cores, como sentimos as cores desde tons, saturação e harmonia.

Mas não desanime, clicando na imagem abaixo, você vai conseguir aprender isso e muito mais, com uma pessoa que realmente tem autoridade no assunto.

Conceitos de Design: Fotografia

Um designer precisa ter conhecimentos sobre fotografia, luzes, posicionamento de lentes.

Para profissionais de retoque digital de imagens é um conhecimento obrigatório.

Algumas observações:

Eu fui muito honesto durante todo o artigo, eu vivo de design há apenas 3 anos.

Como disse no começo quase todo meu conhecimento foi conquistado na internet. É um caminho arduo, muita gente tem vontade de ensinar, mas não é tão simples.

Ensinar é algo sério, por isso levo meus artigos como uma conversa, deixo isso para os mestres, como uma que mudou a minha vida:

A Mestre Mariana Hortolani da USP, ela com seu ótimo Curso Online Sobre Conceitos de Design trouxe tudo o que eu precisava para dar uma virada na minha carreira.

Consegui o emprego que eu sonhava e ainda me deu condições de abrir meu próprio negócio.
Por isso amigo, antes de qualquer pacote Adobe, dê uma chance pro curso da Mestre Mariana espero que tenha sucesso, como eu tive.
Qualquer dúvida, chame nos comentários, estou disposto a ajudar todos sempre. 🙂