10 fundamentos para o sucesso da sua empresa nas redes sociais (você não pode ignorar a #7)

Não importa se você utiliza Facebook, Instagram ou Snap para vendas B2B ou B2C, seja qual for seu negócio e suas redes os objetivo são…


10 fundamentos para o sucesso da sua empresa nas redes sociais (você não pode ignorar a #7)

Não importa se você utiliza Facebook, Instagram ou Snap para vendas B2B ou B2C, seja qual for seu negócio e suas redes os objetivo são simples: ter sucesso, aumentar seus lucros e ser referência de mercado.

Se você chegou até aqui provavelmente está sentindo que pode fazer algo a mais para obter resultados usando as redes sociais do seu negócio, como: mais engajamento, alcance e vendas.

Pensando nisso com muito trabalho e pesquisa nós fizemos os nossos 10 fundamentos para o sucesso de redes sociais na divulgação de empresas, e vamos compartilhar com você.

Porém elas não são um atalho, mas sim um caminho longo que passeia entre as principais tendências do marketing digital e as estratégias consolidadas por grandes nomes como Buzzsumo, Mari Smith e Jon Loomer.

Antes de começar, veja os principais tópicos:

  • Agende postagens para os finais de semana também
  • Não abuse de propagandas
  • Tenha variedade de conteúdo
  • Use Personas
  • Faça analise de seus dados
  • Monitore seus concorrentes
  • Esteja sempre de olho nos trends
  • Gere insights através dos dados
  • Tenha um Funil de Vendas
  • Compre alguns anúncios

Sem mais desculpas, aprenda como fazer marketing nas redes sociais, agora.

#1 – Agende postagens para os finais de semana também

Pode parecer controverso, você pode ter ouvido falar o contrário em outras publicações e de fato o maior volume de postagens nas redes sociais está concentrado na terças, quartas e quintas-feira de acordo com o Buzzsumo.

O maior trafego ocorre no meio da semana entre 3–6 horas da tarde.

O que eu quero propor é justamente fugir deste trafego, arrisque ter menos alcance, mas busque maior engajamento.

Mas por que? Veja uma lista com os benefícios de agendar postagens para os finais de semana

  • Você tem menos concorrência
  • Uma taxa de engajamento maior
  • Você tem anúncios mais baratos
  • Sua mensagem pode ser mais efetiva

Não preciso te dizer que é mais simples conseguir atenção do seu cliente quando tem menos gente brigando por ela.

Como? De acordo o Buzzsumo postagens no sábado e domingo apresentam um número maior de engajamento e é umas das principais tendências apontadas por eles para 2017.

Experimente e veja se funciona para você.

#2 – Não abuse de propagandas

É chato dizer isso ainda, mas tem pessoas que não entendem, nem todos os dias você vai comprar um carro ou uma casa nova.

ninguém quer ser aquele chato do spam nos grupos de vendas.

Sua marca pode estar na cabeça das pessoas de outra forma para que quando esse momento chegar elas te tenham como primeira opção, porque você construiu um relacionamento, conquistou um lugar no seu dia a dia e em suas vidas.

Você pode pensar em dividir suas postagens na seguinte forma:

  • 70% postagens para manter seu público engajado, imagens, vídeos que de preferência não tratem de seus produtos(pelo menos não de uma forma que esteja ‘empurrando’ mercadorias, pedir para que usuários postem fotos com seus produtos por outro lado pode ser uma atitude bem legal).
  • 20% de ofertas introdutórias, mais do que vender a intenção dessas ofertas é preparar seu cliente para um próximo passo, é uma oferta que além de tudo, estabelece confiança entre o cliente e a marca.
  • 10% de ofertas finais, é onde seu lucro está concentrado, mas nem sempre é uma venda fácil, por isso você deve usar as outras ofertas para filtrar apenas o melhores contatos para essa prospecção.

#3 – Tenha variedade de conteúdo e recicle conteúdo

variedade de conteúdo, você pode conquistar novas audiências, reciclar conteúdos antigos, engajar de formas diferentes.

Eu já falei neste artigo, que os vídeos são uma das grandes tendências marketing no facebook 2017, e isto se aplica a outras redes sociais também como o renomeado Snap, Instagram e o Twitter.

Como ter variedade e reciclar conteúdo(principais formatos):

  • Listas
  • Vídeos
  • Blog Post’s
  • Gif’s
  • Live Vídeos
  • Frases em forma de atualização de status
  • Frases em Imagens

Um simples exemplo uma postagem no blog pode virar, um vídeo, uma lista e várias atualizações de status.

#4 – Use Personas

imagem do Google

Não é tão difícil como parece, se você já está em um mercado você sabe se a maioria do seu público é de pequenos empresários, grandes player’s ou donas de casa, você provavelmente conhece seus principais comportamentos.

Basta trazer essas informações para o papel, ou melhor planilha e usa los para direcionar seus conteúdos, compra de mídia e segmentação.

É garantida um maior resultado em todos os meios listados, caso ainda tenha dúvidas indico este artigo escrito pelo João Vitor da Empreenda Junto sobre como ele teve 23% mais resultados usando personas.

Caso você esteja começando e ainda não tenha seu público definido eu tenho duas dicas:

  • Faça uma analise de seus concorrentes, eles já percorreram toda essa estrada e você pode gerar insights através deles, não está escrito em nenhum lugar que isto é ilegal, se estivesse eu não escreveria aqui.
  • Faça pesquisas com seus possíveis clientes procure saber seus cargos, interesses comportamentos e tente não vender nenhum produto ou influenciar suas respostas.

#5 – Faça analise de seus dados

Relatórios completos a cada 15 ou 30 dias a partir deste momento devem ser obrigatórios se você quer ter resultados reais com suas redes socais.

Você deve providencia los, ou requisita los a quem te presta serviços.

Nota: que isso não deve ser requisitado a boas prestadoras de serviço, pois deve ser parte obrigatória de seu trabalho.

Mas isso não quer dizer que você deve monitorar diariamente seus resultados, isso pode gerar insights em tempo real.

Através do Facebook Insights eu descobri que entre as 9–10 horas da manhã e as 21 horas são os melhores horários para as postagens na minha página.

#6 – Monitore seus concorrentes

Eles já erraram e acertaram bastante e graças as magias do meio digital isso está tudo registrado, faça analises de de suas contas nas redes sociais, principais postagens, piores postagens.

Tenha ideias do que pode e não funcionar para você, ferramentas como Buzzsumo podem te ajudar neste momento.

Neste exemplo eu utilizei o Buzzsumo para ver os artigos que mais tiveram envolvimento no Empreenda Junto, para talvez ter ideias para um próximo artigo e aproveitar para dar uma espionadinha por lá.

#7 – Esteja sempre de olho nos trends

A lógica é simples: se você quer fazer parte da conversa, você deve falar do sobre o que as pessoas querem falar ou estão falando no momento.

Não é o único caminho, mas com certeza é um dos mais fáceis e uma das melhores dicas deste guia.

Você pode fazer isso de graça com o Twitter, através dos Trends.

Uma dica importante é que você pode configura los para regiões especificas, por exemplo eu posso querer ser atualizados apenas para os tópicos de Belo Horizonte.

Nós da We utilizamos o Buzzsumo para ter uma análise mais refinada, ele é capaz de analisar por palavra chave, página, url e dar a quantidade de compartilhamentos, envolvimento e backlink’s.

Eu fiz essa análise da Empreenda Junto blog qual eu escrevo sobre Marketing Digital para empreendedores, infelizmente nenhum artigo meu ainda está nos mais compartilhados, mas estamos trabalhando.

Além de uma análise dos últimos trends a categorias a minha escolha, filtrados por tempo ou influenciador, como por exemplo Marketing Digital.

#8 – Gere insights através dos dados

Já percebeu a quantidade de dados que acumulamos até aqui? Eles não valem de nada se ficarem parados no seu HD.

Utilize os para ter novas ideias de campanhas, postagens nas redes ou no blog, utilize os para repetir aquilo que funcionou para você ou seus concorrentes e também para não repetir o que não funcionou para ambos.

#9 – Tenha um Funil de Vendas

Tenha em mente que a forma mais fácil de vender online é através da construção de um relacionamento, hoje 75% das marcas patrocinam seus posts, 6% das páginas anunciam no Facebook.

Procure por artigos, postagens e ofertas introdutórias para depois oferecer seu carro chefe, é muito mais fácil alguém comprar um produto de 10.000 reais de você quando ela já comprou um de 1.000 e foi bem atendida, o produto satisfez suas necessidades e até a surpreendeu com a qualidade.

Nós da We já compartilhamos nossos conhecimentos sobre este assunto de uma maneira mais detalhada com o blog da Entusiastas de Mídias Sociais neste artigo.

#10 – Compre alguns anúncios

Com o alcance orgânico do facebook sendo reduzido para 1–6% do seu público total as coisas ficaram um pouco complicadas para se ter engajamento orgânico.

Então invista em pequenas compra de mídias para manter sua marca na cabeça das pessoas, você não precisar gastar milhares de reais, você pode ter sucesso com custo baixo é a maior dica que eu posso te dar, o resto é com você.

Utilizar os conceitos de funil de vendas para redes socais citados a cima pode ser um grande fator de sucesso.

Nós da We por exemplo revertemos parte dos nossos contratos em anúncios das para as redes sociais de nossos clientes, exatamente tiramos do nosso pagamento para mostrar aos nossos clientes que aplicamos o que acreditamos, por nossa conta.

#11 – Bônus – Conte com a We

Conte com a We, não só oferecemos serviços através de iniciativas como nosso Facebook, Blog, WeTricks, Mato(Marketing para Todos), nós divulgamos marketing de qualidade para todos e da forma que você preferir consumir vídeos, textos, ebooks.

Revisando o que aprendemos

  • Agende postagens para os finais de semana também
  • Não abuse de propagandas
  • Tenha variedade de conteúdo
  • Use Personas
  • Faça analise de seus dados
  • Monitore seus concorrentes
  • Esteja sempre de olho nos trends
  • Gere insights através dos dados
  • Tenha um Funil de Vendas
  • Compre alguns anúncios

Alguns fatos e dados sobre redes sociais para empresas

  • Você pode ter pelo menos 23% mais resultados usando personas
  • Alcance orgânico do Facebook é de 1–5% do seu público total
  • 6% das páginas anunciam no Facebook
  • 75% das marcas patrocinam seus posts

Conclusão

Você pode escolher não seguir este guia, continua a ignorar fatos mas a verdade é que sucesso nas redes sociais só vem com a junção desses fatores com um fator importante que não foi listado a consistência.

Agora é com você.

Gostou? Compartilha aí 😉 ❤